domingo, 5 de junho de 2011

FIM DO RESGUARDO

Hoje completou 41 dias que o Gabriel nasceu, o que marca o fim do resguardo ou dieta. Durante esses dias, foi interessante ouvir as recomendações das pessoas sobre como se cuidar durante esse período de recuperação pós-parto. Quando saí da maternidade, não ouvi nenhuma recomendação médica sobre o que poderia ou não fazer nessa fase, somente um remédio para os pontos e a indicação de voltar à ginecologista 7 dias depois do parto para retirar os pontos.
O que percebi é que os médicos imaginam que haverá alguém, mais experiente cuidando de nós. O que  foi exatamente o meu caso, não faltou pessoas para me dizer que dieta é perigoso, que dieta mal curada é perigoso.... 
Teve um dia que minha mãe disse que se eu pegasse friagem eu poderia ter uma dor de cabeça que não curaria nunca mais.  Eu, me sentindo bem (não tinha duas semanas q eu tinha parido), resolvi que iria limpar a casa. Mas quem disse que minha vó deixava? “Menina, não pode limpar casa não, nem agachar… já vi relatos de mulheres que fizeram isso e o útero saiu na mão delas”.Imediatamente larguei os apetrechos domésticos e fui lavar umas roupinhas do Gabriel, coisa leve. Tive que ouvir novamente que quando se está de dieta tem que ficar quietinha sem fazer esforço, que se ficar agachando, depois eu ficaria “soltando pum pela vagina” (kkkkkkkkk)
Outra coisa que ficavam falando é que não podia comer nem carne de porco nem chocolate no resguardo… Imagina, o Gabriel nasceu um dia depois da pascoa e eu iria ficar sem comer chocolate? Acreditem que realmente fiquei. Lógico que não a dieta inteira.
Agora teve uma recomendação que eu não ouvi e me dei mal. No último dia do resguardo não pode pegar friagem, nem andar descalço, nem ficar descoberta, e assim vai. No último dia sai de casa sem blusa de frio a noite, e estava muito frio. Minha mãe me advertiu e disse que era perigoso eu ficar com uma dor de cabeça que não sarava mais... E nesse dia... realmente fiquei com uma dor de cabeça insuportável.
Enfim, o que não se pode esquecer é que mulheres em resguardo, independente do parto, estão com a imunidade baixa e precisam de todos os cuidados possíveis e necessários… As que tiveram parto cesárea mais ainda, porque passaram por uma cirurgia de médio porte… Então, meninas, depois de parir, deixem que cuidem de vocês. Toda ajuda possível e necessária é bem vinda. 
E agora pra não dizer que toda a minha agitação no período do meu resguardo não deixou sequelas... Bem eu tô com uma ferida cascuda no nariz terrível. Me falaram que é porque estou com a imunidade baixa... Bom mas isso passa ne? Assim espero!!!

Nenhum comentário: