sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Caso raro - Reação da vacina contra paralisia infantil em Pouso alegre, Sul de Minas

Bom dia meninas,


Bom hoje tinha prometido contar sobre o meu 3º trimestre de gestação, mas essa semana vi uma notícia que me deixou de boca aberta, justamente porque nunca imaginei que isso poderia acontecer.
Vocês sabiam que a vacina poliomielite pode dar reação? E que essa reação é justamente a paralisia?
Aconteceu com uma criança aqui perto da minha cidade, em Pouso Alegre, Sul de Minas Gerais.
 O caso está sendo investigado pelo Ministério da Saúde, desde 12 de agosto, quando o órgão recebeu um comunicado oficial da Secretaria de Saúde da cidade de que uma criança de um ano e quatro meses foi diagnosticada com um quadro de paralisia flácida aguda. A principal suspeita é que a criança tenha contraído vírus da poliomielite pós vacinal, caso em que a criança desenvolve a doença depois de receber a vacina Sabin. 
De acordo com o MS, é raro o desenvolvimento de paralisia flácida aguda depois de se receber a vacina, com frequência de 1 caso para cada 3,2 milhões de doses aplicadas. O motivo do surgimento da doença depois da imunização ainda é desconhecido pelas autoridades sanitárias do país. Nos últimos 10 anos, o Brasil registrou 46 casos da pólio pós vacinal, no mesmo período em que foram aplicadas mais de 457 milhões de vacinas. De cada 250 crianças não vacinadas que têm contato com o vírus, uma tem a chance de desenvolver um quadro de paralisia flácida aguda grave. O estado de saúde da criança de Pouso Alegre apresenta uma sensível evolução do quadro clínico, de acordo com os últimos relatórios apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Tô pasma... Vcs sabiam disso?

9 comentários:

Cintia Fernandes disse...

é amigaaa. se meu médico não me der uma licença de brinde, vou me aguentar mais um pouco. esperar até o fim do mês mesmo!

Eloise disse...

Olá, muito prazer, obrigada por entrar no meu blog, também estarei te seguindo, é sempre bom fazer novas amizades...Bjs e bom fim de semana

Anjinho disse...

oi obrigada pela visita no meu cantinho.
mas aquela barriga do meu blog, ñ é minha ñ, quem me dera.
Eu sou apenas uma tentante q está com previsão de fzer um FIV logo em breve.
mas, ainda assim, obrigada.
bjokas!
já tô te senguindo.

Thayna Ranage disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thayna Ranage disse...

Não sabia disso, quando alycia toma as vacinas dela ela nao tem reaçoess.....fiquei preocupada...bjinhoss

Maria Heloisa disse...

Aff...nem sabia disso!
Graças a Deus Renan não teve reação.

bjs

Júlia Cristina disse...

oi querida
retribuindo a visita
Que horror isso ne?:??
MTo triste
bjo

Edilene Chaves disse...

Nossa eu não sabia também que isso poderia acontecer.... Espero que não aconteça mais....
e muito triste né!!! bjsss

Juliana Cidade disse...

Oi, Natália.
Muita coincidência você postar sobre isso, pois hoje mesmo conversei com o pediatra do meu filho sobre a possibilidade da vacina gerar a doença. Infelizmente, ela existe, só que ele me disse que há muitos anos não havia um caso assim. Você leu no jornal? Viu na internet? Por favor, me fale qual é a fonte.
A vacina da gotinha é com vírus vivo, por isso pode acontecer a reação. Já a vacina de agulha (só em clínicas particulares) não pode dar a reação, pois é feita a partir de vírus mortos.
É cada coisa! Só orando e confiando muito em Deus, senão a gente pira!
Bjs,
Ju.
http://www.temquevalerapena.blogspot.com/