sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Ainda na questão da hora de dormir

Pesquisando no BabyCenter (vcs devem conhecer o site né) olha o que eu achei falando sobre colocar o bebê pra dormir.


Conheça estratégias em relação a problemas para dormir 


Qual a melhor forma de responder quando a criança chora no berço? Os especialistas divergem bastante nesse quesito. Todos concordam, contudo, que a maneira de acalmar uma criança e prepará-la para adormecer muda com o tempo. Se um recém-nascido precisa de contato físico, uma criança de 2 anos requer uma rotina firme e um boa-noite decidido. 

As abordagens variam basicamente em relação à postura diante do choro: algumas técnicas pregam o "deixar chorar", ou seja, que se deixe o bebê reclamar até que ele perceba que precisa aprender a adormecer sozinho. Outras alegam que o mais importante é que a criança se sinta segura, e que o "deixar chorar" transforma a hora de dormir numa situação tensa. 

Na técnica do "deixar chorar", os pais devem ir ao quarto do bebê de tempos em tempos para tranquilizá-lo, mas sem pegá-lo no colo nem dar de mamar -- deixando claro que eles estão ali e não estão "abandonando" o filho. Depois de alguns dias a choradeira costuma diminuir, ou seja, o método muitas vezesfunciona, mas nem todo mundo tem estômago -- ou sangue frio -- para ouvir o filho chorar por tanto tempo. 

Outra técnica ensina a ir se afastando bem aos poucos: continuar no quarto, com a mão na criança, até ela adormecer, por algumas noites. Depois, tirar a mão, mas continuar no quarto. Quando ela estiver acostumada a isso, passar a ficar cada vez mais perto da porta, até finalmente sair. 

A verdade é que não há um jeito "certo" de fazer seu filho dormir a noite toda. Você tem que escolher um método que se ajuste à maneira de ser de sua família e que seja confortável para o seu coração de mãe. 

E saiba que às vezes uma viagem, uma doença ou uma alteração de rotina podem atrapalhar o ritmo do sono do seu bebê, e aí você terá de adotar algum tipo de treinamento para que ele volte a dormir bem. 

Bom vou conversar com o pediatra dele hoje sobre isso porque está impossível, sabe o que é mais engraçado, isso nunca aconteceu, ele sempre foi bonzinho e desde bebezinho dormia sozinho, era só colocá-lo no berço e pronto, sem falar que dormia a noite inteira, agora... vixi, essa noite ele acordou duas vezes. 

Depois conto o que o Ped dele falou... Bjus

2 comentários:

Lilian Amorim disse...

Olá Natália, tudo bem?
Vim retribuir seu carinho lá no blog e conhecer seu cantinho.
Li algumas coisas e ainda não me atualizei de tudo, mas do pouco que li já gostei ;)
Imagino toda sua angustia com a volta ao trabalho. Na minha fase também não foi nada fácil... mas passa, viu!
Beijos e um super final de semana pra vocês.
Ah...eu não achei o botão pra seguir...

Maria Heloisa disse...

Quanto a isso graças a Deus o Renan dorme bem e sozinho e espero que ele continue assim beijos e um otimo final de semana