quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Não ao andador

Olá meninas, desculpe o sumiço, mas como todas sabem a correria é grande.


Bom, sexta feira, dia 25, o Gabriel fez mais um mesversário, 7 meses completos. 
E como ele está lindo, cada dia que passa fico mais apaixonada pelo meu pequeno gigante.
Ele não consegue ficar quieto, já rola de um lado pro outro, ele ri mto, gargalha e o seu dentinho já ta quase todo pra fora. Quando está com fome puxa a mamadeira da mão da gente... Enfim, o tempo está voando e o Gabriel cada dia mais esperto.

Eu e meu marido estávamos em dúvida se comprava ou não comprava um andador pra ele, já ouvi falar que os pediatras não aconselham e eu também não.



Colocar um bebê num andador é como dar uma Ferrari a um adolescente: o risco de acidente é enorme. Tanto que, em abril de 2007, o Canadá proibiu esse tipo de equipamento.
A maioria dos acidentes acontece quando o bebê tromba em alguma coisa, encontra um degrau ou um obstáculo e o andador vira. Um simples sapato ou brinquedo no meio do chão já pode causar esse tipo de acidente. Em geral, a primeira parte do corpo do bebê a ser atingida em um acidente com andador é a cabeça, podendo haver traumatismos cranianos de diversas proporções -- desde leves, sem conseqüências, até bem mais graves e, em casos extremos, fatais. Meu Deus, o negócio é sério.

Outro perigo é a falsa sensação de segurança que o andador transmite a quem está tomando conta da criança. Como ela está presa no andador, as pessoas tendem a deixá-la por mais tempo sozinha, quando na verdade deveria acontecer justamente o contrário. O bebê provavelmente fica mais seguro se está no chão, desde que o ambiente tenha sido preparado para ele.

Além disso, os andadores não contribuem nada para a criança aprender a andar. Na verdade, podem até atrasar um pouco o processo. Para atingir os marcos do desenvolvimento, o bebê precisa passar pelas fases de rolar, sentar, engatinhar (é verdade que alguns pulam essa fase) e brincar no chão.

Segundo os pediatras, "os estímulos proporcionados pelo andador são inadequados quando comparados com aqueles mais instintivos dados pelos pais que acompanham a criança nos seus primeiros passos".

"Algumas crianças que utilizam andador por muito tempo tornam-se mais inseguras no 
momento em que precisam andar sem qualquer apoio, demorando mais tempo ainda para poder andar sozinhas",
Se você quiser mesmo usar um andador, leve em conta que eles só são adequados para bebês de mais de 9 meses, que já sentem e engatinhem, e que a criança deve ficar sob vigilância máxima quando estiver nele. Além disso, o tempo de uso precisa ser limitado.

Depois dessa é melhor mesmo é deixar o bebê explorar e se divertir no chão, não é mesmo?

Fonte: Baby Center Brasil

Depois de tudo isso, decidimos que é melhor... NÃO ne gente!!!

Bjinhos a todas...

5 comentários:

Maria Heloisa disse...

Eu pensava em compra um para o Renan pensando na possibilidade de ter mais libertdade em fazer as coisas aqui em casa mais lendo e relendo e vendo alguns aspectos não quero e não vou compra pois daqui apouco meu filho vai está correndo pela casa e depois ficaria com medo dele cair e se machucar feio, deixa ele sozinho
Beijokas amiga ♥

Juliana Cidade disse...

Olá, querida.
Também sou contra o andador, totalmente. Afinal, eles não precisam disso e acho que pode até atrasar o desenvolvimento.
Bjs,
Ju.

Ingrid Faria disse...

Que bom que voltou, estava com saudades amiga...

Bem, eu comprei o andador para a Ingrid e não aconteceu nada, mas... É de cada um né?

Beijos

Pris Soares disse...

Amiga, qtos aos perigos do andador eles existem sim, principalmente sem a supervisão adequada. Já qtos aos problemas no desenvolvimento motor, não são comprovados. Aqui está um artigo que fala sobre isso http://universomaterna.blogspot.com/2011/02/andador-para-bebes-bom-ou-ruim.html. Aqui em casa, resolvemos comprar sim. Noah ama e a gente usa por 1 hora, divididos em períodos de 20 minutos ao longo do dia. Sempre sob supervisão. Já que não há problemas no desenvolvimento motor, não achamos dificuldade em sempre tê-lo sob o nosso olhar. Bjsss

Amor de Mãe disse...

Eu concordo com a pri vitor usou sobe nossa vigilancia e nunca tivemos nenhum caso de perigo, e antes dos 10 meses já andava sozinho,conforme ele foi pegando segurança pra andar sozinho fomos tirando o andador, não vi atraso algum na coordenação motora, mas o desenvolvimento varia de criança para criança, bjos.