sábado, 12 de novembro de 2011

De onde vem a força de um mãe

Há muito tempo andei pensando em postar sobre esse assunto de hoje. Mas na verdade não sabia muito bem como falar.

Quando eu estava grávida, meu marido me levava sempre ao trabalho, no caminho a gente passava perto da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), na maioria das vezes passava na hora em que as crianças estavam entrando. Aquilo me deixou pertubada. Pedi pro meu marido não passar mais em frente. Eu começava a pensar o que aquelas mães devem ter sentido quando descobriram que seriam mães de crianças especiais.

"Crianças especiais", este termo é muito genérico, abrange as mais diferentes síndromes infantis . Todas as crianças são muito especiais, mas algumas precisam de um apoio, de um olhar, de uma atenção especial, de um acompanhamento e acima de tudo muito carinho. 

É sobre estas crianças que estou tentando falar.  Como seria viver assim, sabendo que seu filho  "seria diferente".

Imaginei que seria uma situação bem dificil. Muitas das vezes a gente reclama do trabalho que nosso filhos dão, nos sentimos cansadas. Logicamente fazemos tudo por amor, alimentar, trocar a fralda, dar banho. No fim do dia nos sentimos vitoriosas por mais um dia cumprido.
Na verdade depois de algumas coisas que andei lendo e vendo vi que somos somentes mães dedicadas. Perto de que mães de crianças especiais fazem pelo filho, o que eu faço pelo meu é uma espécie de passeio no parque, com direito a pipoca e algodão doce. Vida selvagem não é a minha.E sim dessas mães. Posso ser uma mãe dedicada. Ela são mães coragem.
A dedicação e o amor incondicional que esses pais oferecem ao filho fazem qualquer um se arrepender de algum dia ter dito que criança dá trabalho demais. Quem tem um filho saudável não sabe o que é trabalho.

Algumas das vezes entro em alguns blogs de mamães que lutam dia após dia para dar uma vida legal para seus pequenos que tem alguma deficiência. Sinceramente nem comento, fico paralisada diante da força dessas mulheres. Não sei o que dizer.
Me pergunto: "Meu Deus, de onde vem essa força?"

Não sei, talvez elas possam responder a nós.

O que me fez ter coragem pra falar sobre um assunto que nem entendo, que eu nem sei, que nunca vivi?
Hoje entrando em mais um blog dessas mamães guerreiras vi a seguinte mensagem:


Hoje venho aqui fazer um pedido especial. Nasceram dois gêmeos siameses na cidade de Santos Dumont, cidadedezinha pequena próxima a minha.
Os bebês precisam ir para São Paulo fazer a cirurgia de separação e seus pais estão desempregados (inclusive o pai das crianças foi demitido por precisar se ausentar com frequencia pra acompanhar os filhos até SP). A cirurgia será de graça, mas eles precisam se hospedar na cidade. 
A história deles é linda e repleta de amor. As crianças são uma bênção e precisam de nossa ajuda pra terem a vida normal que merecem. 
Graças a Deus a união dos dois é na região do abdomem e eles não compartilham órgãos. Assim acreditamos que tudo correrá bem e será um sucesso. A única desvantagem que, com certeza é insignificante e será tirada de letra, é que cada um ficará com uma perninha. 
Segue uma foto desses dois tesouos pra vcs verem.

Abaixo segue uma reportagem com um breve relato da história deles:

A balconista Elaine de Almeida descobriu que teria gêmeos siameses após o primeiro ultrassom. O problema é considerado raro na medicina, e acontece apenas em uma a cada 100.000 famílias. Segundo o obstetra Alexandre Ronzaini, a formação de gêmeos siameses acontece quando a divisão do óvulo fecundado no útero não é completa.

O parto de Elaine aconteceu em São Paulo. A família ainda vai até lá para que os bebês realizem exames de rotina; o acompanhamento custa caro, mas tem a ajuda de familiares e amigos. A rotina também é complicada: tarefas simples, como amamentar e dar banho, são mais difíceis.

Atualmente os bebês estão com quatro meses de idade. A cirurgia é custeada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas só pode ser feita a partir dos seis meses. Enquanto isso, a família busca conhecer mais sobre o caso. Os recém-nascidos têm os órgãos já separados, o que, segundo a pediatra neonatal Márcia Mizrahy, facilita a resolução do problema.

Vamos ajudar! Cada um dado um pouquinho será uma grande ajuda!
Conta Poupança do Banco Bradesco
Ag 1929-1
Conta 12490-7
Elaine Aparecida de Almeida

O blog é da Robertha e se chama Beri, Lu e tropinha! . Entrem lá e com certeza vão ficar mudas que nem eu.

E quer saber como são escolhidas essas "mamães especiais"?
Basta ler a mensagem abaixo:


Deus passeando sobre a Terra, seleciona seus instrumentos para a preservação da espécie humana com grande cuidado e deliberação.
A medida em que vai observando, Ele manda os seus anjos fazerem anotações em um bloco gigante.
“Elizabete Souza…vai ter um menino. Santo protetor da mãe: São Mateus”.
“Mariana Ribeiro…menina. Santa protetora da mãe: Santa Cecília”.
“Claudia Antunes…esta terá gêmeos. Santo protetor…mande São Geraldo protegê-la. Ele esta acostumado com quantidade”.
Finalmente Deus dita um nome a um dos anjos, sorri e diz: “Para esta, mande uma criança excepcional”.
O anjo cheio de curiosidade pergunta: “Porque justamente ela Senhor? Ela é tão feliz.”
“Exatamente, responde Deus, sorrindo.
Eu poderia confiar uma criança deficiente a uma mãe que não conhecesse o riso?
Isto seria cruel!
“Mas será que ela terá paciência suficiente?”
” Eu não quero que ela tenha paciência demais, senão ela vai acabar se afogando num mar de desespero e auto-compaixão.
Quando o choque e a tristeza passarem, ela controlará a situação.
Eu a estava observando hoje, ela tem um conhecimento de si mesma e um senso de independência, que são raros, e ao mesmo tempo, tão necessários para uma mãe.
Veja a criança que vou confiar a ela, tem todo o seu mundo próprio.
“Ela tem que trazer esta criança para o mundo real e isto não vai ser nada fácil”.
“Mas Senhor, eu acho que ela nem acredita em Deus!” Deus sorri. “
Isto não importa, dá-se um jeito.
Esta mãe é perfeita.
Ela tem a dose exata de egoísmo de que vai precisar.
O anjo engasga. “Egoísmo? Isto é uma virtude?”
Deus balança a cabeça afirmativamente.
“Se ela não for capaz de se separar da criança de vez em quando, ela não vai sobreviver.
Sim, aqui está a mulher a quem eu vou abençoar com uma criança menos “perfeita” do que as outras.
Ela ainda não tem consciência disto, mas ela será invejada”.
“Ela nunca vai considerar banal qualquer palavra pronunciada por seu filho. Por mais simples que seja um balbucio dessa criança, ela o receberá como um grande presente”.
“Nenhuma conquista da criança será vista por ela como corriqueira.
Quando a criança disser “MAMÃE” pela primeira vez esta mulher será testemunha de um milagre
e saberá recebê-lo.
Quando ela mostrar uma árvore ou um por-do-sol ao seu filho e tentar ensiná-lo a repetir as palavras “árvore” e “sol”, ela será capaz de enxergar minhas criacões como poucas pessoas são capazes de vê-las.
“Eu vou permitir que ela veja claramente as coisas que Eu vejo: ignorância, crueldade e preconceito.
Então vou fazer com que ela seja mais forte do que tudo isso.
Ela nunca estará sozinha.
Eu estarei a seu lado a cada minuto de cada dia de sua vida, porque ela estará fazendo meu trabalho e estará aqui ao meu lado”.
E qual será o santo protetor desta mãe?
Pergunta o anjo, com caneta na mão.
Deus novamente sorri.
“Nenhum!
Basta que ela se olhe num espelho”.

E ai, vamos ajudar?


5 comentários:

Maria Heloisa disse...

Tudo o que vc escreveu é extamento o que penso é complicado até de comentar mais elas são umas guerreiras iluminadas e abençoadas por Deus todos os momentos
Beijos ♥

Rafaella disse...

Ser mãe de uma criança não é facil, ser mãe de uma criança especial e mais dificil ainda...
Que bom que elas se dedicam, e amam seus filhos..
São guerreiras..
bjos

ROSÂNIA disse...

As mães são anjos de Deus na Terra.Querida,
Queria te agradecer pela sua participação là no Sorteio do Blog !Apesar de ter tido uma decepção muito grande com uma pessoa que tentou denegrir a imagem do blog ,valeu a pena! .Depois vc vai lá ver o que aconteceu. MAIS UMA VEZ OBRIGADA PELO CARINHO E O APOIO!
bJO,

Unknown disse...

Oi Natália!
Vim agradecer sua visita no meu cantinho! Muito obrigada!
Estou te seguindo...
Beijos...
Elaine
Blog Pé de Chinelo

Futura mãmã disse...

Gostei muito do seu texto e de facto existem maes de extrema coragem tal como mais de um amor incondicional maior do mundooo ...
Espero que os pais destes pequenos grandes homens consigam ir rapido em sao paulo e fazer o melhor para os seus filhos...Beijo