quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Otite media

Ontem quando estava voltando do almoço para trabalhar, fui surpreendida com uma ligação da creche do meu filho, dizendo que ele se encontrava com febre e chorava bastante. Fiquei muito preocupada, pois na semana passada levamos ele três vezes ao pronto socorro e nada foi diagnosticado. Não quis nem saber, liguei no consultorio do pediatra dele e disse que estava indo lá com o Gabriel, eles me falaram que não tinha jeito pois a agenda estava cheia, mas fui mesmo assim e disse que esperaria o tempo que fosse preciso. Não foi preciso esperar mto, entramos com o Gabriel ainda em estado febril e o dr diagnosticou: Otite média.
Lembrando que essa foi a segunda em 10 meses. Meu irmão sofria muito com isso e minha mãe também, vendo que pode ser de família (é incrivel, tudo de ruim da minha parte passou pra ele), vou redobrar os cuidados.


Pensando nisso tudo resolvi escrever um pouco sobre a otite, já que muitas mães de primeira viagem, assim como eu, muitas das vezes podem se enganar (eu me enganei pela segunda vez).


Essa semana, quando chegou a noite, Gabriel começou a chorar sem parar, ele nunca foi de fazer isso, ele se contorcia, então pensei que talvez fosse cólica, ele começou na creche e por isso acreditei que seu organismo estivesse estranhando a comida. Na verdade, quando eu deitava ele no meu colo, precionava o ouvido direito (que é o que está inflamado), e ele se acalmava. Quando eu mudava ele de posição, ou o colocava no berço ele chorava. Da primeira vez que ele teve otite, eu deitei o lado afetado dele precionando no travesseiro, assim a dor diminuía, bom também seria fazer uma compressa quente. Você passa um paninho, deixa ele bem quentinho e coloca sobre o ouvido afetado.



A causa da otite média  é uma infecção por bactérias e vírus que provoca inflamação e/ou obstruções que se não for tratada pode levar à perda total da audição. Costuma ocorrer durante ou logo após gripes, resfriados, infecções na garganta ou respiratórias. É um tipo de otite comum em crianças, mas pode ocorrer em pessoas de qualquer idade.
Os principais sintomas são: dor muito forte, diminuição da audição, febre, falta de apetite, secreção local. Nos casos mais graves, pode ocorrer a ruptura da membrana do tímpano e ser eliminada uma secreção purulenta misturada com sangue.
O diagnóstico se baseia no levantamento dos sintomas e no exame do ouvido com aparelhos específicos como o otoscópio e o microscópio.
O tratamento requer o uso de antibióticos e analgésicos. Em dois ou três dias, a febre desaparece, mas a audição pode leva mais tempo para voltar ao normal. Se a perda auditiva não regredir, pode ser sinal de secreção retida atrás da orelha média, que será retirada cirurgicamente através de uma pequena incisão no tímpano.
Recomendações
* Procure atendimento médico sempre que você ou seu filho/a tiver dor de ouvido para prevenir complicações mais sérias;
* Não se automedique nem siga sugestões de conhecidos para aliviar a dor de ouvido;
* Proteja o ouvido contra a entrada de água; (eu e meu marido a partir de agora iremos colocar algodão no ouvido dele na hora do banho, assim evitaremos a entrada de agua, que querendo ou não, sempre entra um pouquinho)
* Evite o uso de cotonetes que podem retirar a cera protetora do ouvido ou machucá-lo;
* Limpe, com freqüência, as secreções nasais provocadas por gripes e resfriados, para evitar que o catarro se acumule no nariz e na garganta. Essa recomendação vale especialmente para em bebês e crianças pequenas; (foi o caso do Gabriel, essas secreções nasais que fizeram aparecer a otite)
* Não amamente seu bebê deitado. Essa posição favorece a entrada de líquidos em sua tuba auditiva; (Essa é das antigas, minha mãe já dizia, alguns médicos dizem que não, outros dizem que sim, levando em conta que quem trouxe essas intruções foi o DR Drauzio Varella, conhecido médico, então prefiro prevenir do que remediar).
* Vacine seu filho contra a gripe.

Mamães, quando achar que seu filho está diferente e você desconfie que seja otite, e mesmo assim os médicos não constatarem nada, insistam, pois geralmente ela começa se manifestar uns 3 dias depois.
Ahhhhh, gente, mudando completamente de assunto minha facul começou ontem. Estou muito animada, serão longos 4 anos de estudo, e ainda depois de formar Bacharel terei que passar por uma prova pra poder cadastrar no CRC. Quero me dedicar muito. Vocês nem imaginam o tamanho da minha felicidade, pois é uma realização de um sonho que esperei 8 anos para se realizar. Parece bobagem, mas fiquei até emocionada. Pra algumas pessoas as coisas são mais fáceis do que para outros, mas talvez de mais valor agora no que se tivesse entrada com 18 anos ne?
Bjus

2 comentários:

Futura mãmã disse...

Obrigado pelas dicas e as melhoras para o pequeno ...bjinho

p.s- seu blog quando entrei deu virus amiga.
bjs

Ingrid Faria disse...

Amiga, ótimas dicas, estão anotadas, quer dizer guardadas aqui no pc, rs.
Melhoras para seu pequeno
p.s- seu blog quando entrei deu virus amiga

Beijão