domingo, 8 de janeiro de 2012

Domingo a tarde...

No domingo a tarde, eu saio de casa...


Pra me divertir...

Com a minha mamãe...


E com meu papai...

Enfim, com a minha família!!!




sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Sim... Fui ao Psiquiatra!

Muitas pessoas quando ouvem a palavra psiquiatra já pensa logo em pessoas loucas. Até pouco tempo atrás eu também pensava assim. O psiquiatra lida sim com doenças mentais, mas esse "mentais", significa o funcionamento do cérebro, a meta principal é o alívio do sofrimento e o bem-estar psíquico. Esse sofrimento mental que citei acima pode ser desde a demência a transtornos de ansiedade. Dentro desse parêntese se encontra a depressão e o transtorno bipolar.
Sim, eu fui ao psiquiatra ontem. Diagnóstico: Depressão mal curada e transtorno bipolar.
Como a maioria de vocês sabem tive a depressão antes e depois do parto. Quem me passou o antidepressivo foi minha ginecologista mesmo, e eu usei por no máximo dois meses. A médica me disse que o tratamento da depressão demora, e que muitas pessoas acham que ao tomarem o remédio, melhoram e já podem interromper o tratamento. Ela disse pra eu procurar um psicólogo também. Quanto a isso acho que não vou procurar não... Acho que os remédios bastam.

Quando a depressão chega, pensamos muitas das vezes que podemos controlar, nos esforçamos pra animar, pra se sentir bem. Às vezes a gente até consegue, mas não dura muito. Às vezes comparo meu estado de espírito, meu humor e emoções como um isqueiro. Quando o isqueiro ta novo, a gente roda a bolinha e ele logo acende, e fica assim até a gente parar de apertar o botãozinho. Com o passar do tempo o isqueiro fica velho. E quando a gente tenta acender só sai faíscas.
O fogo são as nossas emoções, humor. Quando a depressão chega, por mais que a gente tente, à vontade de fazer as coisas, até mesmo de viver se comparam às faíscas, não consegue se firmar.
Muitas pessoas não entendem que a depressão é uma doença, a depressão altera a maneira como a pessoa vê o mundo e sente a realidade, entende as coisas, manifesta emoções, sente a disposição e o prazer com a vida. A Depressão é, portanto, uma doença afetiva ou do humor, não é simplesmente estar na "fossa" ou com "baixo astral" passageiro. Também não é sinal de fraqueza, de falta de pensamentos positivos ou uma condição que possa ser superada apenas pela força de vontade ou com esforço, é um transtorno psiquiátrico que afeta pessoas de todas as idades.
Estima-se que cerca de 15 a 20% da população mundial, em algum momento da vida, sofreu de depressão. 

A depressão é mais comum em pessoas com idade entre 24 e 44 anos.
Ninguém sabe o que um deprimido sente, só ele mesmo e talvez quem tenha passado por isso.
O transtorno bipolar é uma forma de transtorno de humor. Uma pessoa com transtorno 
bipolar está sujeita a episódios de extrema alegria, euforia e humor excessivamente elevado e também a episódios de humor muito baixo e desespero. Entre os episódios, é comum que passe por períodos de normalidade.
Eu sempre fui nervosa por natureza.  Acho que é de família. Mas sempre dentro de certa normalidade. Depois que o Gabriel nasceu isso mudou totalmente. Quando eu fico nervosa, chega a ponto de querer quebrar tudo, sem contar que qualquer coisa é motivo pra estresse, principalmente em casa.

Vou enumerar alguns sintomas e descrever como acontecia comigo (em colorido).

Humor excessivamente animado, exaltado, eufórico, alegria exagerada e duradoura;
(Um dia teve confraternização entre amigos do trabalho, eu fiquei tão Feliz, tão agitada, que não conseguia parar de rir, meu marido disse que parecia que tava bêbada sem ter bebido nem uma gota de álcool.)

Extrema irritabilidade, impaciência ou ?pavio muito curto?; agressividade física e/ou verbal;
(não dá pra descrever as inúmeras brigas que tive nesse período por pequeninas coisas com 
as pessoas, a principal vitima foi meu marido)


Aumento de energia, da atividade, começando muitas coisas ao mesmo tempo sem conseguir terminá-las
(Eu comecei a ter uma certa obsessão pela casa limpa, se eu pudesse limpava toda hora, não podia ver um pelo no chão ou qualquer coisas fora do lugar, mas por mais que eu tentasse organizar nunca conseguia terminar, me perdia no meio das atividades e acabava não conseguindo terminar nada, sem contar que perdi totalmente a capacidade de fazer qualquer coisa).

Facilidade em se distrair, incapacidade de se concentrar; gastos excessivos;
(De repente parece que estava com mal de alzaimer, nunca conseguia me lembrar onde tinha colocado a chave e qualquer outra coisa. No trabalho, acabava de chegar, batia o ponto, ia ao banheiro, quando saia não me lembrava se tinha batido ou não, agora quanto ao gasto... Bom isso eu sempre fiz... rsrsrs)

Como fui diagnosticada em ESTADO MISTO (depressão + Transtorno Bipolar), vejam quais são os sintomas:

Sintomas depressivos e alegrias acentuados acontecendo simultaneamente; a pessoa pode sentir-se deprimida pela manhã e progressivamente eufórica com o passar do dia, ou vice-versa;

(Quando acordava me sentia bem, alegre, à medida que o dia ia passando ia ficando 
melancólica, ou vice versa. Às vezes num minuto ficava mega alegre, passava uns dez minutos já fica triste de novo).


 Pode ainda apresentar-se agitada, acelerada e ao mesmo tempo queixar-se de angústia, desesperança e idéias de suicídio;
(Chorava todos os dias. E sim, passava essas coisas de morrer na minha cabeça. Não em me matar, mas tinha vontade de morrer, às vezes pra mim, essa parecia  à única solução... Isso é muito triste!)


Enfim, comecei o tratamento. A médica me passou o mesmo antidepressivo de antes, o 
Fluoxetina 20 mg, essa dose é a mais fraca, mas a médica disse que no próximo mês já vai aumentar. E pro humor ela passou o Depakene. Fico meio triste por isso. Não queria tomar esses remédios. As vezes eu fico me perguntando porque sou assim, porque tenho que passar por isso... Mas Deus sabe ne?




Bom, por hoje é isso. Bjus a todas!!!

domingo, 1 de janeiro de 2012

Que venha 2012!!!

Oi meninas, primeiramente gostaria de desejar um feliz ano novo pra todas, com muita saúde, paz e fé de que tudo vai dar certo.
Essa foi a primeira passagem do Gabriel. Planejei tudo com antecedência. Todo ano, toda a minha família se junta, faz o amigo secreto, cada ano em uma casa. Esse ano foi na casa da minha tia.
Tinha planejado em ir mais tarde pro Gabriel ir dormindo e permanecer assim por toda a noite. Não gosto muito de tirar ele da rotina  porque depois ele fica muito enjoado. E Foi assim. As 20:30 demos o banho da noite, as 21:00 o último mamá e botamos ele pra dormir. Tudo correu bem. Saí de casa 22:10.
Chegando na casa da minha tia corri pra colocar ele no quarto. Consegui. Passados 10 minutos ele acordou. E quem disse que ele dormia? Que nada, parecia até que sabia que algo de especial estava acontecendo. E assim ele ficou até as 3 da madruga. Participou do amigo secreto, entregou seu presente e ganhou também. Viu até a queima de fogos, nessa hora fiquei com medo dele assustar, mas ele gargalhava. Só sei que ele ficou bem acordado pra participar de cada momento desse dia.
Chegamos em casa, colocamos ele no berço e ele capotou.

Quem tirou o Gabriel foi minha mamãe (marmeladaaaaa), quem me tirou foi meu irmão Bruno (marmelada dupla), quem tirou meu marido foi minha cunhada, eu tirei minha prima Ellen, o Gabriel tirou outra prima a Dani e o meu marido tirou meu tio.
Depois teve o amigo ladrão. Já ouviram falar? Muito legal, qualquer hora explico.
Foi muito divertido!!!

Aqui vai umas fotinhas...

Eu e Gaby...

























As primas (no bom sentido é claro) com a vovó Lourdes...



Eu e meu marido... (lindossss)..

sábado, 31 de dezembro de 2011

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011 - Mundinho Particular _ Frases

Hoje é dia de retrospectiva na tv, porque não fazer uma aqui no blog?
Achei interessante essa ideia. Espero que gostem!!!


Janeiro 2011

No mês de janeiro tive que ficar todo o tempo em repouso, como tinha entrado em trabalho de parto com 21 semanas por duas veze,s tive que me afastar do trabalho e evitar qualquer tipo de esforço e estresse.



"Na vida as coisas, às vezes, andam muito devagar.Mas é importante não parar.Mesmo um pequeno avanço na direção certa já é um progresso, e qualquer um pode fazer um pequeno progresso.
Se você não conseguir fazer uma coisa grandiosa hoje, faça alguma coisa pequena.
Pequenos riachos acabam convertendo-se em grandes rios."

Fevereiro

Preparativos a mil pra chegada do Gabriel. Cheguei oficialmente no 3º e ultimo trimestre da gestação. Minha médica me liberou pra voltar ao trabalho. No primeiro dia fui transferida pra outro lugar, sofri bastante lá. Mas Deus me deu força pra aguentar.

"O que o ser humano mais teme na vida é a mudança. Medo de perder o que se tem o que se conseguiu o que se alcançou, por algo incerto que poderá ser melhor ou não. Temos medo de arriscar, medo de percorrer um novo caminho quando já estamos habituados ao nosso!

Temos medo de nos vir a arrepender de ter mudado, de ter escolhido algo diferente, de começar do zero. Mas o que a maioria das pessoas não percebe é que é muito pior arrependermo-nos por algo que não fizemos do que por algo que fizemos! Pois assim vivesse numa incerteza de se teria sido o melhor a fazer ou não, e nos perseguirá até ao fim da nossa vida."

Março

Últimos preparativos pra chegada do Gabriel. Compra do quarto, primeiras contrações e a confirmação do parto cesária. Ah e claro, completei um ano de casamento.

"Hoje o Gabriel completa 32 semanas, meu Deus agora só faltam 8 semanas até a sua chegada. Engraçado ao mesmo tempo que passa rápido parece que demora. Confesso que anda me batendo uma certa ansiedade misturada com medo. Acredita que já senti saudade de quando ele ainda era pequenininho aqui dentro. Lembro que o primeiro ultra-som que fiz ele media 7 cm, tão pequeno e agora está enorme aqui dentro, me chutando muito, me deixando sem ar. Tem hora que parece que chuta meu estômago, ai lá vai eu pro banheiro colocar a janta pra fora. Tenho pensado muito no parto, bate muitas curiosidades e um certo receio também, parece meio assustador, mas sabe ai paro pra pensar e lembro que milhares de mulheres passaram por isso numa boa, ai por alguns momentos fico tranquila"

Abril

Marquei o parto, saí de licença e passei pela experiência mais louca da minha vida, o parto. Finalmente depois de uma longa espera conheci meu bebê no dia 25 de abril as 7:35 da manhã. Senti as dores dos pontos e comecei a amamentar. Ah, sem esquecer de falar da minha mudança de casa e de cidade dois dias antes do parto.

"...Passado algum tempo trouxeram ele pra eu ver. Muito pouco tempo. Segundos. ele era enorme, pesava 4.400 kg, nunca que esperava um bebe tão grande assim. Estava roxinho.
Fiquei ali mais algum tempo levando pontos e tal...
Depois de umas meia hora eu subi novamente pra maternidade e encontrei minha família toda me esperando. Todos diziam que o Gabriel era lindo, estavam todos bobos. Logo levaram ele pro quarto e pude finalmente conhecer o meu filho. Lindo. Simplesmente lindo."

Maio

Meu primeiro dia das mães. A luta contra a depressão pós parto. 

"Sinto um pouco de vergonha de estar dizendo isso aqui, mas realmente estou muito deprimida e triste. Já comecei a tomar  remédio faz 3 dias mas ainda não fez efeito. Geralmente minhas crises acontecem quando a tarde vai caindo e pioram pela noite. Vou tentar descrever o que realmente sinto, as vezes acho que nem eu sei direito, é um medo, um desespero que vai tomando conta de mim, que eu começo a chorar. Me dá vontade de sumir, vontade até de morrer, de me livrar de toda essa situação. É uma sensação de incapacidade, invade um medo que eu fico imaginando coisas que podem acontecer com o meu filho. Sinto vergonha de sentir tudo isso, incapaz de cuidar do meu filho, na verdade, na verdade é meio que indescritível tudo isso. Impossível de entender."

Junho

Fim do resguardo. Conheci melhor meu filho.

"Hoje completou 41 dias que o Gabriel nasceu, o que marca o fim do resguardo ou dieta. Durante esses dias, foi interessante ouvir as recomendações das pessoas sobre como se cuidar durante esse período de recuperação pós-parto. Quando saí da maternidade, não ouvi nenhuma recomendação médica sobre o que poderia ou não fazer nessa fase, somente um remédio para os pontos e a indicação de voltar à ginecologista 7 dias depois do parto para retirar os pontos.
O que percebi é que os médicos imaginam que haverá alguém, mais experiente cuidando de nós. O que  foi exatamente o meu caso, não faltou pessoas para me dizer que dieta é perigoso, que dieta mal curada é perigoso.... "

Julho

Sofremos muito com as assaduras do Gabriel, elas eram profundas e chegou até a sair furúnculo. Gastamos bastante com remédios, mas conseguimos curar com muito custo.

"Hoje resolvi falar sobre um assunto que atormenta muito  as mamães: as assaduras.
Meu filho Gabriel está com 3 meses e então pouco tempo já virei profissional no assunto. 
Aqui vou colocar algumas dicas e olha com meu filho deu muito certo, lembrando que cada criança reage de maneiras diferente ok.
Bom a primeira atitude que tive foi suspender o lenço umedecido, por conter muita química pode ajudar a aumentar a assadura. O melhor a fazer é encher uma cambuquinha de água morna e lavar a bundinha do pequeno com sabonete próprio para bebês. No começo parece um pouco trabalhoso mas depois acabamos acostumando, lembre-se que é melhor para seu filho..."

Agosto

O primeiro dia dos pais do meu marido. A introdução dos primeiros solidos para o Gabriel e a constipação intestinal.

"Essa semana fizemos um grande avanço e conquista com nosso pequeno, a introdução dos alimentos sólidos, e impossível de não notar a grande diferença que tem aparecido no cocozinho dele, tanto na textura, quanto na frequência. Antes ele só mamava no peito e com algumas excessões o Nam confot 1, então em todas as trocas (sem excessões) havia cocozinho, mas desde que começamos a introduzir as frutas isso tem diminuído bastante, a maioria das trocas há só xixi, no começo eu fiquei preocupada mas depois com o passar do dia ele fazia e muito. Há e o melhor as cólicas foram-se embora."

Setembro

A volta ao trabalho, a dor na separação. Gabriel começou a ficar na casa da vovó.

"É. Chegou. Nunca cheguei a pensar nesse dia, ele parecia tão longe. Estou com o coração apertado, com muita vontade de chorar. Tenho até medo do dia de amanhã. Amanhã eu volto, tenho medo de sentir aquele desespero de sair correndo. Não queria voltar. É uma mistura de querer e não querer, se é que vocês me entendem. Já estou com os olhos marejados e sei que vou chorar amanhã, talvez toda hora, sei que vou tentar segurar o choro e também sei que não vou conseguir. Todas as coisinhas dele já estão na casa da minha mãe. Amanhã vou acordar cedo, dar mamá, trocar a fralda, vestir ele bem bonitinho, eu e meu marido vamos deixa-lo na casa da minha mãe e depois ele me leva ao trabalho. A partir de agora essa será minha rotina. Não mais acordar vendo meu pequeno sorrindo, dar mamá, brincar, dormir juntinhos, ficar assistindo tv..."

Outubro

Gabriel ficou dias sem dormir. A primeira febre e os sinais do primeiro dentinho marcaram o mês de outubro.

"Dizem que as maiorias das "primeira vez" são inesquecíveis, o primeiro beijo, o primeiro amor... e assim vai.
Mas pra mim uma das mais inesquecíveis foi ontem, a primeira vez que o Gabriel teve febre e que ficou doente.
Como andava relatando aqui, o Gabriel andava muito enjoado, o Pediatra disse que era por causa do dente e eu me prendi nisso. Meus Deus, ontem quando cheguei do trabalho, vi que o Gabriel tava quente, resolvi medir a temperatura, tava quase 39º, na mesma hora liguei pro meu marido pra levar ele ao pronto socorro."

Novembro

A primeira vez minha e do meu marido longe do Gabriel, na nossa viajem de lua de mel, o desmame e o primeiro dentinho.

"Antes de ser um bom pai ou uma boa mãe, é preciso ser um bom marido e uma boa esposa. 
Considero assegurada a felicidade do filho que nasce através de um casal harmonioso.
A figura do pai e da mãe que se amam é o melhor presente que pode ser dado à criança."

Dezembro

O segundo dentinho, coloquei o DIU e descobri que não deu certo, confraternizações e esperança de um ano cheio de paz e amor...

" incrível como o final de ano me trás tantas coisas boas. Pelo menos eu amoooooo, mas amo mesmo o final de ano. Sempre amei aquela correria pra comprar os presentes, e tira amigo secreto daqui e lá, e as lojas ficam abertas até mais tarde e toda aquela muvuca nas ruas, as luzes, enfim... O final do ano me trás sensações boas, sabe, de que tudo vai dar certo, de que tudo de ruim já passou e que a partir do momento em que virar o ano somente coisas boas acontecerão. Trás uma sensação de que iremos passar a limpo todo o rascunho escrito no ano que passou, sensação de renovação, esperança de que tudo vai dar certo. Planos novos.
E o amor floresce, renasce. Só sei que amo muito tudo isso!"











quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Oi meninas,


Hoje venho aqui para expor minha revolta com meu convênio médico. Como postei a 
algumas semanas, estava correndo atrás para colocar o DIU. Resolvi colocar pelo 
SUS. Correu tudo bem. Consegui a consulta com o ginecologista dois dias depois que 
marquei, o médico deu o pedido do DIU, fui na saúde da mulher e fiz o preventivo, tudo perfeito. No segundo dia da menstruação fui ao hospital e coloquei o DIU. Não esperei a médica nem 10 minutos, fluiu tudo perfeito. Depois fui ao pronto socorro pra tomar Buscopan na veia (porque dói um pouco), já entrei na hora, fiquei dez minutos e saí. Só que tem que fazer o ultra-som Transvaginal pra confirmar se o DIU está encaixado corretamente. 

O exame resolvi fazer pelo convênio, pelo SUS iria demorar um pouco. 
Marquei pra uma semana depois da introdução. Resolvi marcar pelo convênio porque seria mais rápido e cômodo para mim. Meu exame estava marcado hoje 9:30 da manhã. Me chamaram 10:35 hs. Já estava nervosíssima pela espera. Ai vem a médica e me diz que o DIU não está encaixado. Tudo bem, isso é normal acontecer, mas putz, toda aquela espera, aquele estresse pra nada?
Conclusão, o convênio que deveria ser uma forma rápida e fácil para ter acesso a saúde está pior do que o SUS. Saí de lá com lágrimas nos olhos de raiva.
Na recepção, pedi uma declaração a uma das secretárias. Uma outra vira pra ela e pergunta porque ela marcou dois pacientes pro médico fulano de tal, a outra diz que não sabia que não podia, ai a outra diz que ela teria que ter bom senso e conclui que o dr fulano iria atrasar pros compromissos dele e isso não poderia acontecer.
Rá, ai eu revoltei total ne? Aí foi a deixa. Virei pra ela e falei:
_Mas peraí, os horários do médico é sagrado ne, eles não podem atrasar, e a gente? Eu to aqui desde a 9:20 e to saindo daqui 11:05, e a gente, não tem horário não?

Bom, elas não responderam nada ne, quando eu cai em si, me vi do lado de fora da 
clínica ouvindo a porta bater. (que eu bati).

Eu juro gente, eu tento ser calma, mas eu nunca passo no teste.

É brincadeira ne? Esperar uma hora e quarenta pra fazer um exame particular? Tenha dó ne?

Bom pra quem quer saber o convênio, é a Unimed, e já mandei uma reclamação por escrito pra administração da mesma.

Ufaaaaaaaa, tinha que por pra fora toda essa raiva. 



Novidades, saindo o segundo dentinho do Gabriel...


Hoje fico por aqui, bjus a todas!!!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Andador... Mudei de ideia!!!

Tá bom, seu sei, há algum tempo atrás postei aqui no blog que era contra o andador, que 
só trazia malefícios e blá, blá, blá. 

Mas mudei de idéia gente.
Gabriel completou 8 meses, não quer ficar o tempo todo sentada e muito menos deitado. 
Agora ele quer ficar de pé, e como ele não consegue ficar sozinho, lá vai papai e mamãe 
ficar segurando o bebê de pé esperando ele dar seus passinhos, e ouse tirar ele do chão 
pra ver, ele chora e berra... Não esquecendo de destacar que ele está com 12 kg. 

 Gente isso equivale ao peso de uma criança de 2 anos, eu e meu marido não aguentamos por muito 
tempo essa nova brincadeira do Gabriel. Então passei a pensar no andador novamente. Mas 
eis que surge a vovó Vera dizendo que iria dar o andador pro Gabriel (isso é ótimo, um 
gasto a menos). Mas ai entra outro problema, a maioria dos andadores é pra criança até 12 
kg. Tivemos que achar um que suporta um peso maior, vovó conseguiu um de ferro que 
agüenta até 14 kg. Pra não ficar com peso na consciência, resolvi ligar pro pediatra dele.

"Alô, doutor, tudo bem? É a mãe do Gabriel, hoje eu to ligando, mas não é por causa de 
doença não tá!"

"Oi Natália, pode falar"

"Andador doutor, posso colocar o Gabriel, é verdade que entorta a perna?"

"Não, você pode colocar ele, mas tem que ter a base larga porque é mais seguro e colocar 
ele com a ponta do pé relando no chão, não tem problema porque ele vai ficar pouco tempo 
no andador."

Então depois de falar com o pediatra dele fiquei mais tranqüila.
E lá fomos nós colocar o Gabriel no andador, mas ele ficou tão feliz, distribuía sorrisos 
por todos os lados, nunca vi meu bebê tão animado com um brinquedo. Ele ainda não 
associou que pode andar sozinho, mas acho que é uma questão de tempo. Sem falar que eu 
amei né. Posso colocar ele perto de mim sem ficar com dor na coluna, rsrsrs.

Muito feliz porque essa semana Gabriel me chamou de mamã. Quando eu saio de perto dele, 
ou ele quer alguma coisa grita assim: Mãaaaaaaaaaa


Gente, isso é lindo.

Mas só que ele tá chamando a vovó, minha mãe, de mamã também...
Fazer o que, minha mãe disse que eu chamava minha vó de mãe tbm.

Não posso mais deixar o bebê sozinho na cama, ontem saí um pouquinho do quarto, quando 
voltei levei um baita susto, Gabriel prestes a cair, uma viradinha a mais e ele 
cairia. Ainda não passei por esse susto, mas tenho muito medo. Espero que não aconteça!

É incrível como o desenvolvimento dele agora tá acelerado, cada dia ele consegue fazer 
mais coisas, anda risonho, muito feliz. Ele gosta de ver papai e mamãe juntos, pertinho 
dele.

Pra finalizar, ai vão algumas fotinhas do bebê...

Bjus a todas!!!



Feliz no andador...







Querendo puxar a árvore da vovó Vera...

domingo, 18 de dezembro de 2011

A esperança de fim de ano

É incrível como o final de ano me trás tantas coisas boas. Pelo menos eu amoooooo, mas amo mesmo o final de ano. Sempre amei aquela correria pra comprar os presentes, e tira amigo secreto daqui e lá, e as lojas ficam abertas até mais tarde e toda aquela muvuca nas ruas, as luzes, enfim... O final do ano me trás sensações boas, sabe, de que tudo vai dar certo, de que tudo de ruim já passou e que a partir do momento em que virar o ano somente coisas boas acontecerão. Trás uma sensação de que iremos passar a limpo todo o rascunho escrito no ano que passou, sensação de renovação, esperança de que tudo vai dar certo. Planos novos.
E o amor floresce, renasce. Só sei que amo muito tudo isso!

Sexta feira agora foi a confraternização do pessoal do meu trabalho, me diverti muito, ri muito, coisa que eu adoro, ri de tudo, ri e ri, gargalhar. No final do ano me sinto mais feliz, pode até ser um pouco bobo, mas é verdade. Ah, gente sem hipocrisia, foi tudo com pessoas que valem a pena (pelo menos ainda, rsrsrs)

Fotinhas pra vocês...

Eu, Mônica e a Ritinha - Ela veio lá de Piquete só pra ver a gente...-



Eu e meu marido - que está em todas comigo-



Bom meninas por hoje é isso. Bjus a todas!!!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Cárie da Mamadeira...Já ouviu falar?

Hoje lendo alguns artigos sobre... 


Sobre o quê?

Bebês é claro não existe outro assunto, rsrsr; 

li o seguinte título: Cárie da mamadeira.

Hã como assim?


É isso mesmo, agora que o Gabriel já possui dentinho ele deve ser limpo assim como o nosso.


A cárie de mamadeira é uma doença que acomete os bebês e está relacionada principalmente à ingestão de líquidos açucarados durante a noite. Ou seja, aquela história de que não devemos dormir sem escovar os dentes também vale para os pequeninos.


Depois da mamada, o leite fica estagnado na boca da criança. Além disso, a salivação da criança diminui durante o sono. Esses fatores, associados a uma má higiene da boca, fazem 
com que a cárie se desenvolva muito rapidamente, causando grandes estragos nos dentes das crianças.


Eu nunca adicionei açúcar na alimentação do Gabriel, e isso é muito importante, o ped dele disse que eu poderia estar usando açúcar mascavo, mas preferi não usar nada.
O fato é que se deve escovar o dente da criança depois de cada mamadeira...

Ah tá, sei que é mooooooiito difícil fazer isso depois de cada mamada... Mas decidi que vou fazer depois da última mamada, antes dele dormir já que o período da noite é mais critico para o surgimento de cáries.

Mamães devemos nos conscientizar, lembrando que aos 3 anos de idade, 60% das crianças já tiveram cárie, portanto a prevenção deve começar antes.


O tratamento deve ser educativo para os pais e preventivo / curativo para as crianças, com atenção no primeiro ano de vida e determinação e controle dos fatores de risco.


Afinal nós queremos nossos filhos com a boca assim:






E não assim...





Já vou correr atrás da escovinha de dente do Gabriel, lembrando que não precisa adicionar pasta, mas se você preferir pode comprar uma, mas SEM FLÚOR.


Bjinhos a todas as mamães!!!